Para realizar a cobrança automática atraves de boletos, pix ou cartão de credito, precisamos inicialmente realizar uma integração a um dos bancos digitais disponíveis:
Caso decidir não se integrar a nenhum banco, ainda assim vai ser possível realizar a cobrança, mas o pagamento vai ser necessário ser feito de forma manual e a cobrança baixada de forma manual também.
Para ativar a cobrança de faturado vá ate o menu "Configurações" na barra de tarefas superior e procure pela opção "Configurações de pagamento" e clique sobre ela:
Ao abrir o menu de "Configurações de pagamento", role a pagina um pouco a baixo ate encontrar a opção "Habilitar Pagamento Faturado"
1- Pagamento faturado: Marque esse campo para habilitar o método de pagamento faturado.
2- Todos os clientes: Habilite esse campo para permitir que qualquer cliente seu utilize o pagamento faturado, (Caso não habilitar esse campo sera necessário definir dentro da configuração de cada cliente permitir ou não o pagamento faturado).
3- Bloquear cliente se fatura aberta não for paga em até: Defina um prazo em dias para bloquear o cliente de fazer pedidos apos o vencimento da fatura. (Caso optar por nunca bloquear, basta deixar em branco ou colocar 0)
4- Formas de Pagamento Online Aceitas para Faturas: Defina quais formas de pagamento você vai aceitar para o cliente pagar a fatura (Somente para pagamento onde o cliente se integrou a um dos bancos digitais).
5- Avisos de faturas: Nesse campo você pode marcar quando deseja que o sistema envie um e-mail de cobrança automático para o seu cliente, (Pode habilitar todos caso preferir).
Feito isso... Vá em eu menu lateral esquerdo e procure pela opção "Pagamento de Faturados" e clique:
6- Preencha esses campos com a data inicial e a data final desejada de pedidos realizados pelo cliente e também escolha um cliente (Caso o período de data e nome do cliente não for preenchido, o sistema vai filtrar todos os pedidos que constam ainda sem o pagamento no sistema de todos os clientes.)
7- Selecione todos os pedidos de uma só vez ou marque manualmente apenas os que você deseja cobrar.
8- Defina uma data para o vencimento da fatura do cliente
9- Clique nesse campo para gerar a fatura para o cliente. (Feito isso o e-mail vai se enviado para o cliente como configurado na etapa anterior "5" ).
Apos gerar fatura para o cliente role a pagina um pouco abaixo e você vai poder visualizar todas as faturar geradas e também acompanhar o status de cada uma.
Atenção
Pagamentos Online: O status da fatura é alterado automaticamente apos confirmação de recebimento pelo banco.
Pagamentos off-line: Para pagamentos em dinheiro ou outros métodos manuais, vai ser necessário ser feito a alteração do status de pagamento de forma manual.
No relatório de faturas geradas, clique em "Detalhes":
Ao abrir detalhes da fatura você vai encontrar três opções:
1- Copiar link: Nesse campo você pode copiar o link da fatura para enviar a seu cliente.
2- Marcar como Pago: Marque essa opção para confirma o pagamento da fatura (Somente para cliente que não utilizam pagamento online).
3- Cancelar fatura: Marque essa opção, caso desejar cancelar a fatura de cobrança de seu cliente ( Ao cancelar a cobrança os pedidos vão retornar novamente a ficar em aberto).
Sempre que uma nova fatura for gerada, (Vencida ou não) o cliente vai visualizar um aviso em seu gestor de pedidos.
Apos o vencimento da fatura e no tempo (Em dias) configurado para bloquear o cliente, ao tentar realizar o pedido ele não vai conseguir finalizar, e uma mensagem de advertência vai ser gerada.